O que é Gerontecnologia

A Gerontecnologia é um campo de conhecimento que integra pesquisa e prática profissional, caracterizando-se pela sua natureza interdisciplinar. Este campo combina a Gerontologia, que é o estudo científico do processo de envelhecimento, com a tecnologia em sua amplitude, abrangendo pesquisa, concepção, desenvolvimento e aprimoramento de novas técnicas, produtos e serviços voltados para a população idosa.

De acordo com a abordagem da Gerontecnologia, a sustentabilidade de uma sociedade em processo de envelhecimento está intrinsecamente ligada à sua capacidade de criar um ambiente tecnológico inovador e adequado às necessidades físicas e cognitivas dos idosos. Essencialmente, essa abordagem se baseia na aplicação da tecnologia com o propósito de promover a saúde, a independência pessoal, o conforto e a segurança dos idosos. Além disso, a Gerontecnologia também se preocupa com outras dimensões da vida humana que facilitam o convívio social e a participação ativa dos idosos em uma sociedade inovadora, contribuindo assim para um envelhecimento saudável, ativo e produtivo.

De forma mais formal, a Gerontecnologia pode ser compreendida como o estudo da tecnologia relacionada ao envelhecimento, visando a adaptação de recursos tecnológicos para promover a saúde, adequar as condições de moradia, melhorar a mobilidade, facilitar a comunicação, proporcionar opções de lazer e apoiar o trabalho dos idosos. O objetivo é garantir que os idosos tenham uma vida saudável e digna, pelo tempo que for possível.

Visite também o site da nossa parceira institucional abaixo: