Quem somos

Sobre a SBGTec

A Sociedade Brasileira de Gerontecnologia – SBGTec, fundada em setembro de 2017, na cidade de Ribeirão Preto – SP, é uma associação científica de natureza civil, sem fins lucrativos, que tem como finalidade desenvolver o conhecimento sobre a tecnologia de apoio à vida da pessoa idosa, congregando profissionais, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas de variadas categorias profissionais e diferentes áreas do saber, devidamente inscritos nos seus respectivos conselhos regionais. Além destes, é de interesse da entidade congregar também empresários e gestores públicos interessados na temática Gerontecnologia.

Nossa missão

Congregar profissionais que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento sobre a tecnologia para apoiar a vida, o bem estar e o cuidado à pessoa idosa.

A SBGTec tem ainda como finalidades

Divulgação científica

Estimular e apoiar o desenvolvimento e a divulgação científica na área de Gerontecnologia, promovendo o aprimoramento dos seus associados.

Divulgação dos princípios da Gerontecnologia

Divulgar os princípios da Gerontecnologia que compreende a tecnologia inovadora em seu papel habilitador para o envelhecimento das pessoas.

Divulgação de estudos para orientação de projetos e produtos aos idosos

Divulgar as principais abordagens e projetos ambientais, produtos, sistemas ferramentas, meios tecnológicos, serviços etc. que incluam idosos, respeitando seu potencial e limites.

Apoiar ações multidisciplinares

Apoiar o desenvolvimento de ações multidisciplinares, buscando ampliar a participação dos idosos na sociedade, quer por meio da inclusão digital, quer por participação social.

Estimular o senso de pertencimento do idoso

Apoiar a manutenção e ampliação do senso de pertencimento ao território e lugar e demais ações que permitem o uso do saber e a experiência de seus cidadão idosos.

Fornecer conhecimento para tecnologias assistivas e outros auxílios tecnológicos

Fornecer conhecimento sobre tecnologia assistiva e outros auxílios tecnológicos para compensar declínios das capacidades funcionais associadas à idade, que poderão ameaçar o viver independente.

Desenvolver dispositivos especializados

Desenvolver juntamente com profissionais especializados dispositivos de auxílio e modificações nos ambientes, para que possam prestar melhor assistência às pessoas idosas com limitações.

Segurança, eficiência e bem estar aos idosos

Ampliar o conhecimento que possa proporcionar o aumento de segurança, eficiência e bem estar aos idosos, mantendo capacidades funcionais associadas à idade e ampliando sua autonomia.

Qualificação de cuidadores

Promover palestras, cursos e treinamentos aos cuidadores e ampliação do conhecimento sobre a Gerontecnologia, com o objetivo de apoiar as atividades multidisciplinares e qualificadas de cuidado.

Estimular a formulação de políticas públicas

Interagir junto aos poderes competentes para sugerir ou solicitar serviços voltados à atenção do idoso, adoção de medidas e formulação de políticas públicas, buscando soluções da tecnologia para melhorar a vida de pessoas idosas.

Cooperação inter-organizacional

Cooperar com outras organizações em atividades educacionais, assistenciais e de pesquisa científica relacionadas à Gerontecnologia.

Criar intercâmbios

Criar intercâmbios com associações congêneres nacionais e internacionais, assim como representar os profissionais brasileiros que atuem na área de Gerontecnologia.

Promoção de eventos sobre Gerontecnologia

Difundir a Gerontecnologia nas diversas regiões do país por meio de eventos, incluindo a realização do Congresso Brasileiro de Gerontecnologia – CBGTec, simpósios, fóruns e encontros.

Responsabilidade e Ética

Zelar pelo nível ético, eficiência técnica e sentido social no exercício da Gerontecnologia.

Nossos parceiros

Unir profissionais comprometidos com a Gerontecnologia no Brasil é um passo significativo na criação de uma rede técnico-científica que desempenhará um papel fundamental tanto no avanço do conhecimento científico quanto no aprimoramento da qualidade de vida das pessoas durante a velhice.

A SBGTec é o resultado da colaboração entre renomadas instituições de ensino e pesquisa, tanto no Brasil quanto no cenário internacional. Juntas, elas se uniram para formar essa rede de parceiros comprometidos com a Gerontecnologia, consolidando uma base sólida para a promoção do bem-estar e do desenvolvimento científico nessa área.

USP
UFPR
UFSCar
UPF
UFRGS
PUC-SP